• Home
  • Marly Winckler
  • Cartilha Nutrição Vegetariana – Uma Abordagem Dietética do Vegetarianismo para Crianças e Adolescentes

Cartilha Nutrição Vegetariana – Uma Abordagem Dietética do Vegetarianismo para Crianças e Adolescentes

A intenção desta cartilha é apresentar a crianças e adolescentes uma alimentação vegana saudável, mas primeiro: 
 
Você já ouviu falar em veganismo antes? 
Você é vegano? 
Você conhece algum vegano? 
Que tal começarmos do início?  
 
imageZac Lovas, da Veg Voyages Foundation, sediado em Jacarta, mas viaja por toda a Ásia, nos pediu ajuda nas escolas que estão construindo no Camboja: 
 
"Qualquer tipo de material - impresso (links em pdf/digital e/ou qualquer arquivo de design que possamos traduzir para Khmer e imprimir aqui), vídeos (links para download ou mp4), ideias de jogos, etc. - qualquer coisa para crianças entre 8 e 14 anos de idade que as ajude a aprender sobre animais, bem-estar animal, conservação, meio ambiente, proteção dos biomas, além dos benefícios para a saúde e para o meio ambiente de uma dieta baseada em vegetais - seria maravilhoso. Ter o aconselhamento de um nutricionista seria maravilhoso também" 
 
dde00797 6224 4146 ba60 7d96a9959984Então a Cartilha Nutrição Vegetariana foi escrita por causa desse pedido. A Fundação VegVoyages é responsável pela construção de uma série de mini-escolas veganas noturnas de inglês. Serão gratuitas e funcionarão das 17h às 20h, 6 dias por semana. Crianças, de 8 a 14 anos, aprenderão inglês e também sobre bem-estar animal, conservação, reciclagem e proteção do meio ambiente e melhor saúde (pessoal e planetária) por meio de uma dieta vegana.  
 
Esse projeto está sendo implantado pela primeira vez em dois locais diferentes no Camboja. Em seguida, ele será expandido para Battambang (também no Camboja) e depois para escolas usando o mesmo modelo no Nepal, Sri Lanka e Laos. 
 
O ponto comum entre todas as regiões escolhidas até agora é ser rural e ter renda muito baixa, portanto não há aulas de inglês depois do período escolar disponíveis para os alunos em nenhum lugar próximo. Assim, a Fundação VegVoyages está construindo salas de aula com mini-bibliotecas em anexo - as crianças gostam muito. As crianças vão ajudar a decorar como forma de estimulá-las a vir para a aula. Essas salas de aula serão como mini-centros comunitários e bibliotecas, tudo em um só local.  
 
Esta Cartilha também foi adotada pela Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB, e será utilizada como material oficial do projeto Segunda Sem Carne.  
 
Além disso, a Cartilha também será usada em uma escola do interior do Paraná, para crianças de 10 a 12 anos. Outros interessados entrem em contato conosco. 
 
A Associação Vegetariana do Japão, cujo presidente está agora no Conselho Internacional da IVU, traduzirá esta cartilha para o japonês. 
 
Essa obra foi escrita pela nutricionista Milena Dias Brandão (@nutrimilenadias), que também participou do Guia de Nutrição Vegana para Adultos da IVU.

  • Created on .

Nutrition

Download the Vegetarian Nutrition Booklet for Kids and Adolescents

Free

The International Vegetarian Union’s Vegan Nutrition Guide for Adults

Free material, in 2 versions:

  • For healthcare professionals
  • For non-healthcare professionals
Free recipe book
Free

The International Vegetarian Union’s Vegan Nutrition Guide for Adults

Free material, in 2 versions:

  • For healthcare professionals
  • For non-healthcare professionals