International Vegetarian Union (IVU)
IVU logo

A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (1896-1977)

Founder of the Hare Krishna movement and Food for Life, the world's largest vegetarian food relief organization (and an IVU Member).

FOOD FOR LIFE Global’s mission is inspired by the following words of the world’s foremost Vedic scholar and teacher, Srila Prabhupada:

“By the liberal distribution of prasad (pure vegetarian food) and sankirtan (pure sound), the whole world can become peaceful and prosperous.”

Português

A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, writer, philosopher source: The Bhaktivedanta Book Trust Internacional -
from: Sudarshan Das, Brazil

Em debates filosóficos e lógica, Srila Prabhupaa era inderrotável e infatigável. Ele interrompia seu trabalho de tradução para ter discussões que às vezes chegavam a durar oito horas. Às vezes sete ou oito pessoas comprimiam-se no pequeno e imaculadamente limpo cômodo onde ele trabalhava, comia e dormia sobre uma almofada de espuma de duas polegadas de espessura. Srila Prabhupada contantemente enfatizava e exemplificava o que chamava de "vida simples com pensamento elevado". Ele enfatizava que a vida espiritual era ciência provável através da razão e da lógica, e não mera questão de sentimentalismo ou fé cega. Ele deu início a uma revista mensal, e no outono de 1966 o New York Times publicou um artigo com foto favorável sobre ele e seus seguidores. Pouco tempo depois, um canal de televisão fez uma reportagem sobre eles. Srila Prabhupada era uma pessoa emocionante de ser conhecida. Em meados dos anos 70 o trabalho de tradução e publicação de Srila Prabhupada intensificou!
dramaticamente. Intelectuais em todo o mundo fizeram comentários favoráveis sobre seus livros, e praticamente todas as universidades e faculdades dos Estados Unidos aceitaram-nos como textos padrão. Ao todo, ele produziu cerca de 80 (oitenta) livros, os quais seus discípulos têm traduzido para vinte e cinco idiomas e dos quais já distribuíram certa de vinte e cinco milhões de cópias. Ele estabeleceu cento e oito templos em todo o mundo, e tem cerca de dez mil discípulos iniciados e uma congregação de milhões de seguidores. Srila Prabhupada escreveu e traduziu até os últimos dias de sua estada de oitenta e um anos na Terra. Srila Prabhupada não foi apenas outro erudito, guru, místico, professor de yoga ou instrutor de meditação oriental. Ele foi a corporificação de toda uma cultura, a qual implantou no Ocidente. Para mim e para muitos outros, ele foi, antes de mais nada, alguém que realmente se preocupou conosco, que sacrificou completamente o seu próprio conforto para trabalh! ar para o bem dos outros. Ensinou ciência espiritual, filosofia, bom senso, belas artes, idiomas, o modo védico de vida - higiene, nutrição vegetariana, medicina, etiqueta, vida familiar, agricultura, organização social, educação escolar, economia - e muitas coisas mais a muitas pessoas. para mim, ele foi um mestre, um pai e meu mais querido amigo.